Dicas para se concentrar nos estudos

Dicas para se concentrar no trabalho e nos estudos, que ensinam como aproveitar por completo seus momentos e, assim, melhorar seu rendimento e aumentar sua produtividade.

Resultado de imagem para dicas estudo eletronicos

Para muitos, se concentrar nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, passar horas e horas em cima de livros ou na frente do computador, é cansativo e muito extenuante. Não é novidade para ninguém que os jovens e adultos de hoje — a tão falada Geração Y — costumam ser ansiosos e impacientes. Portanto, é necessário que eles consigam reverter esse quadro, a fim de melhorar a atenção ao realizar suas atividades.

Falta de concentração é um problema

Por mais que muitos achem normal ter um deficit de concentração, essa situação deve ser encarada como um problema e tratada como tal. Isso não significa que alguém que tem dificuldade em se concentrar seja doente, mas sim que essa pessoa deve buscar uma solução para o problema. Manter o Foco e a concentração é uma das principais características que um estudante de sucesso pode fazer. Aprender a dizer “não” para alguma coisas que menos importa é dizer “sim” para coisas que fazem a diferença no final das contas.

DICAS PARA SE CONCENTRAR NOS ESTUDOS

Os estudos são levados muito a sério por quem deseja passar nas provas, seja na faculdade, vestibular, concursos… São horas e mais horas de estudos e, por isso, estar concentrado é muito importante para alcançar o objetivo. As dicas de concentração a seguir são ideias para organizar seus estudos e devem ser colocadas em prática no dia a dia.

Organização é a palavra de ordem

Essa é a primeira regra para quem precisa se concentrar. Comece reservando um local seu, onde você possa ficar horas estudando, sem que haja interrupções e você não perca o foco. Costumo estudar na biblioteca central da UNB lá no final do 1º andar. Nada melhor do que não ter um monte de gente transitando na sua frente. Aproveite que está organizando seu local de estudos e ordene também o seu tempo: programe o que será estudado diariamente e mantenha um horário fixo para seus estudos. Essa rotina te ajudará a manter-se concentrado. Examine o ambiente que você estuda e identifique se está adequado aos seus estudos. Veja se lhe induz ao repouso, se é “confortável” demais ou, pelo contrário, se é muito rico em distrações. Por exemplo se há uma janela pela qual, você possa dar uma “olhadinha” de vez em quando. Se for uma das duas opções, troque de  lugar.

Nada de aparelhos eletrônicos

estud

Detecte o que  mais atrapalha sua hora de estudos, e afaste-se! Não é uma boa tática estudar com seu telefone celular por perto. Mesmo que você não vá  ligar, quando ouvir o som de mensagem chegando você vai olhar, e aí a sua concentração nos estudos para concurso, já foi. Mantenha-o desligado ou, ao menos, no silencioso. Restrinja o uso da internet ao que for do interesse do estudo (cursos online, esquemas, figuras). Desconecte-se das redes sociais e bate-papo e não entre para uma navegada rápida “somente para ver as novidades”, pois quando você  perceber, o turno de estudo, o descanso, o almoço… passaram. Desligue a TV: sempre vai ter uma propaganda, uma notícia, uma manchete para desviar sua atenção dos estudos para concurso.

Música pode?

uu8mk8jiEspecialistas em concentração dizem que não é bom estudar ou trabalhar com algum barulho por perto. No entanto, muitas pessoas só conseguem estudar ou trabalhar com um som ambiente ao fundo. O que eles recomendam, nesses casos, é que você escolha músicas em uma língua que você não entenda, evitando assim a perda do foco. Eu particularmente, uso um aplicativo chamado Relax Melodies onde seleciono chuva, floresta, trovões, etc… e não ouço pessoas ao redor, sapatos batendo no chão (isso me irrita!) e consigo me concentrar mais.

Tenha FOCO

Muitas vezes, a falta de foco não vem de fora, mas, sim de dentro de você. Pensamentos de preocupações não imediatas invadem a mente e perturbam os estudos. Se você ficar preso em conjecturas como: “será que vou conseguir?”, e retirar o foco do estudo presente, estará, além de deixando de aprender, correndo o risco de deixar a negatividade lhe invadir e desmotivar. Portanto, nada de viajar pelo que poderá acontecer. Jamais inicie sua sessão de estudo sem ter organizado o conteúdo que vai ser visto, a técnica que vai ser usada (apostila, vídeo aula, leitura, resolução de exercícios, etc) e quanto tempo vai usar para cada matéria, por turno. Ficar “perdido” sem saber o quê fazer vai levar você direto à dispersão e roubar sua concentração nos estudos. Tenha uma programação bem estruturada e não se perca.

A aula serve para tirar dúvidas

Não pense que a aula existe apenas para lançamento de conteúdo. Muito pelo contrário! É nesse momento que as dúvidas que surgiram no estudo em casa devem ser tiradas. O professor está lá para isto: explicar e fazer-se entender. Por isso, se tiver alguma dúvida, não tenha medo, pergunte! Faça igual o Zé Ricardo!!!!!

Atividade física + Estudos + alimentação

mens-sana-1.jpegUm corpo cansado, subnutrido ou desidratado não facilita nada os estudos. O mesmo serve para um cérebro sem repouso, que não vai assimilar tudo que poderia. Nesta situação, qualquer ação que cause sensação de prazer físico ou mental irá vencer, facilmente, sua determinação em permanecer ligado nos estudos. Então, cuide-se! Alimente-se bem, durma horas de sono suficientes, faça visitas regulares a médicos e dentistas. Pratique exercícios de meditação e respiração e aprenda a relaxar.

Copie o que achar importante, além de grifar

Ao estudar em casa, você pode aproveitar e escrever tudo o que não pôde copiar durante a aula. Ao reler seu material faça anotações de tudo aquilo que achar importante e copie o que achar imprescindível. Outra dica para concentrar nos estudos é usar o famoso marca texto marca texto2, ao ler, grifando o que você acha importante. Caso queira, faça um roteiro com os pontos importantes do material que está sendo estudado no momento.

Estude sozinho

Por fim, a melhor dica para não perder a concentração é estudar sozinho. Companhias, muitas vezes, fazem com que o foco seja perdido — já que um pode ter o ritmo diferente do outro, atrapalhando o andamento dos estudos de seu companheiro de estudos.

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s